sábado, 21 de agosto de 2010

Como discutir com o seu chefe e talvez .....ganhar

Façam a sua lição de casa e tentem não confrontar quando discordarem.
O pessoal da Apple disse a Steve Jobs que o novo iPhone teve problemas na antena e que precisaria de fixação. Eles não terminaram, entretanto, e com isso a Apple trouxe um produto defeituoso ao mercado. É difícil discordar do chefe, especialmente uma liderança forte e carismática como é Jobs. Mas é parte da responsabilidade de um gerente ir contra uma decisão, um plano ou uma diretiva que acha que não é correta.
Aqui está como você pode discutir com sucesso com o chefe e viver para contar sobre ela. Tome essas três medidas.

 1. Adquira todos os fatos. É a decisão do chefe realmente mais correta? Talvez haja razões por parte dele que você não entende. A estratégia da companhia pode estar se deslocando em resposta a movimentos de concorrentes, um problema regulador, atividade de M&A, ou outras condições ainda não evidentes para você. É possível que o chefe entenda que haverá problemas, mas sente que de uma perspectiva macro, o plano faz sentido.

 Você estimulará uma discussão aberta sobre a decisão se você escutar respeitosamente como o chefe o anuncia antes de argumentar reflexivamente contra ele ou, pior, discordando do público ou perdendo o seu temperamento. Peça 'o contexto' sobre o plano, não 'uma base lógica' para ele, pois este último pode soar confronto. Aprenda sobre o que está destinado a fazer.
Aprenda em que caminhos a decisão é baseada em evidência sólida, e em quais é baseada em suposições. Faça perguntas abertas sobre o efeito que a decisão terá em pessoal, a cadeia de produção, finanças, a reputação da companhia e assim por diante.

 Diga ao chefe que você concorda com os seus objetivos, ou que você aceita que a modificação é necessária, ou que há partes do plano que lhe soam realmente bem. Peça a permissão de estudá-lo e discuti-lo depois. Planeje uma reunião.

 Reúna toda a inteligência disponível e, portanto, você pode desenvolver um plano alternativo que atinja os objetivos da decisão original e evita os seus problemas.

 2. Desenvolva o seu plano. Não deixe a sua decepção sobre a decisão fazê-lo sentir que você tem de começar do zero. Identifique o que está bem sobre o plano do chefe. A tentativa de conservar aquelas partes, não só porque ele tem razão, mas também para dar ao chefe alguma propriedade da sua versão. Seja criativo. Pense em todas as outras maneiras para alcançar as metas esperadas. Você pode começar pintando uma solução ideal e pensando no que seria necessário para fazê-la funcionar.

Peça ao seu network por idéias. Pergunte a pessoas da companhia como elas podem acrescentar valor à sua proposição. Os fornecedores podem ser especialmente úteis para conversar, desde que eles possam ter processos que auxiliem.
Como você fala com terceiros, deixe bem claro que você está procurando o melhor modo de fazer o trabalho do plano do chefe, não tentando suplantá-lo com o seu próprio.

 Teste o seu plano com aconselhadores confiáveis. Eles podem identificar falhas que você não vê. Talvez o seu plano não gere receita suficiente rapidamente. Talvez ele necessite de recursos que não estão mais disponíveis. Os seus aconselhadores podem ajudá-lo a realizar o processo que você está propondo mais rápido, mais barato e mesmo mais eficaz. Eles também podem dizer se ele ameaçará a alguém que poderia tentar bloqueá-lo. Trabalhando com eles, você pode encontrar modos de adquirir o suporte daquela pessoa.

 Pense na motivação do chefe também. Talvez ele esteja sendo prudente ou talvez ele esteja aceitando algum risco para ganhar um enorme bônus. Você não pode entrar na mente de alguém, mas você pode tentar entrar nos motivos do chefe, ver o plano da perspectiva dele. (Enquanto você está nele, examina os seus próprios motivos: É você contra o plano porque ele o prejudica de algum modo? Por que você não foi consultado? Como o chefe é um obtuso quem não pode ter alguma boa idéia?).
3. Apresente o seu plano. Antecipe o que chefe pode perguntar sobre o seu plano, e prepare respostas concisas, persuasivas. Prepare um sumário escrito.
Apresente o seu plano com confiança e entusiasmo, porque se você não mostrar você acredita nele, o chefe também não acreditará.

 Comece descrevendo os desembolsos do plano, e logo entre em detalhes da sua implementação. Não carregue o chefe com detalhe em demasia, a menos que você seja solicitado a fazê-lo. Uma vez que o chefe estiver satisfeito com a sua resposta a uma pergunta, explique o movimento com a sua apresentação. Evite sair da sua mensagem principal ou mencionar críticas de outras pessoas ao plano do chefe.

 Escolha as suas palavras cuidadosamente. Discutindo o plano original, nunca use a palavra 'discordo'. Isto pode melindrá-lo. Mesmo 'um mas' pode inferir que você está negando o que o chefe diz. Apresente 'recomendações' ou 'sugestões', não 'a conclusão' que você chegou sobre o que é necessário, pois pode soar pomposo.

 Apesar dos seus melhores esforços, o chefe pode insistir que você execute o plano original. Se isto acontecer, a melhor solução pode ser de você conseguir a aprovação de fazer assim em uma base de teste. Esteja seguro que você fará um teste honesto, não um destinado a mostrar a fraqueza do plano. Documente cada passo. Deixe membros de pessoal que não sejam impactados no resultado do teste ajudar a fazer a avaliação. Cite a sua participação quando você informar os resultados.

 O que você pode fazer se o chefe permanecer não persuadido? Vá à reunião preparado para aquela possibilidade.
Se o plano violar a lei ou comprometer a ética, você pode decidir recusar e aceitar as conseqüências. Entretanto, você pode aceitar e sentir-se bem sobre ele porque você fez a sua obrigação de obter um argumento forte contra a decisão. Esteja seguro que o chefe entende que você está pronto para aceitar a decisão tomada com dedicação e entusiasmo.

 Em algum momento cada gerente tem de discutir com o chefe e o desafio pode fornecer uma remuneração melhor ou uma outra posição interessante dentro da companhia. Você demonstrou liderança, criatividade, uma capacidade de negociar e profundamente contribuir tanto para o bem do seu chefe como da companhia.

By Bill Rosenthal
Recomendado por Malaika Rehman – do grupo Premium Headhunting Network
Tradução livre por Amauri José Junqueira

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